Database : HANSEN
Search on : CIENCIAS SOCIAIS/EDUC [Subject descriptor]
References found : 2 [refine]
Displaying: 1 .. 2   in format [Detailed]

page 1 de 1

  1 / 2 HANSEN  
              next record last record
select
to print
Id:18031
Author:Garnica, Antonio Vicente Marafioti
Title:Um tema, dois ensaios: método, história oral, concepções, educação matemática A subject, two assays: method, verbal history, conceptions, mathematical education-
Source:Bauru; s.n; 2005. 204 p. ilus.
Thesis:Present for Departamento de Matematica da Faculdade Ciências da UNESP de Bauru presented for the degree Tese (Livre docente).
Descriptors:MATEMATICA/hist
PESQUISA E NOVAS TECNICAS
CIÊNCIAS NATURAIS/educ
CIÊNCIAS NATURAIS/hist
CIÊNCIAS NATURAIS/instrum
CIÊNCIAS SOCIAIS/educ
 CIÊNCIAS SOCIAIS/hist
 CIÊNCIAS SOCIAIS/instrum
 CIÊNCIAS SOCIAIS/métodos
Limits:ESTUDO COMPARATIVO
Location:BR191.1; M, G180/T


  2 / 2 HANSEN  
              first record previous record
select
to print
Id:17570
Author:Silva, Jackson Ronie Sa da
Title:Representacoes sociais de professores de ensino fundamental da rede publica municipal de Sao Luis sobre a hanseniase ?-
Source:Sao Luis; s.n; 2004. 102 p. .
Thesis:Present for Universidade Federal do Maranhao. Centro de Ciencias Biologicas e da Saude presented for the degree Mestre.
Abstract:Estudo descritivo sobre as representacoes sociais de professores do ensino fundamental da rede publica municipal da cidade de Sao Luis-MA acerca da hanseniase. A pesquisa foi desenvolvida em quatorze escolas municipais do Distrito Itaqui-Bacanga. Utilizou-se como metodologia a bordagem qualitativa e a entrevista semi-estruturada como tecnica de coleta de informacoes. O estudo utiliza o referencial teorico das representacoes sociais como base de sustentacao metodologica visando identificar conceitos, percepcoes e ideias sobre enfermidade. Vinte professores que atuam no ensino fundamental (quinta a oitava series), de diferentes disciplinas curriculares, participaram da investigacao. Nas entrevistas, foi observado que os professores interpretam e conceituam a doenca a partir de duas visoes: uma visao classificada como biomedica e a outra como sociocultural. A hanseniase foi percebida na visao biomedica como doenca de pele tendo como caracteristicas principais a manifestacao de manchas, feridas e perda de sensibilidade no corpo; a enfermidade e causada essencialmente pela falta de higiene; e o estar com hanseniase leva o individuo a perda de partes do corpo (mutilacoes). Na visao sociocultural a hanseniase foi a evidenciada como uma enfermidade antiga e ligada a aspectos religiosos; e estigmatizante e que ainda suscita preconceito. O autor, tendo em vista essed dados, sugere a possibilidade da inclusao do professor e da instituicao escolar como participes na divulgacao de informacoes sobre a hanseniase a partir de atividades de educacao em saude no contexto escolar, ampliando, dessa forma, as acoes para o controle da doenca. No entanto, ve a necessidade de uma parceria entre as secretarias de saude e educacao como uma forma de dividirem experiencias visto que o professor precisa conhecer determinados aspectos fundamentais da doenca para que possa divulgar informacoes e assim contribuir tanto na deconstrucao dos seculares conceitos estigmatizantes da hanseniase como na identificacao de possiveis casos em seu bairro ou comunidade que atua. (AU).
Descriptors:HANSENIASE/clas
HANSENIASE/diag
HANSENIASE/hist
EDUCACAO PRIMARIA E SECUNDÁRIA
CIÊNCIAS SOCIAIS/educ
CIÊNCIAS SOCIAIS/tend
Limits:HUMANO
ADULTO
Location:BR191.1; , S38r



page 1 de 1
   


Refine the search
  Database : HANSEN Advanced form   
Search for : Free form   

    Search in field  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS

IAH - © BIREME/PAHO/WHO
Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information